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Aeronave King-Air C-90B, prefixo PP-EPS



Avaliação dos resultados obtidos nos procedimentos operacionais de vôo, face ao planejamento da manutenção das aeronaves do Estado da Bahia

A aeronave King-Air C-90B, prefixo PP-EPS, Nº de série LJ 1442, é um turbohélice com capacidade para seis passageiros e dois tripulantes, fabricada pela empresa americana Hawker Beechcraft no ano de 1996, e deve ser submetida a revisões periódicas programadas, as quais são realizadas nas oficinas da Líder Signature, representante exclusiva da fábrica no Brasil. A Casa Militar do Governador, através da Diretoria de Aviação e da Coordenação de Manutenção de Aeronaves, elaborou um planejamento com estimativas de custos e plano para a execução das revisões, as quais seguem rigorosamente os manuais de manutenção desenvolvidos pelo fabricante, para o tipo da aeronave, que prevêem o seguinte:

a) Revisões realizadas entre intervalos de 200 (duzentas) horas de vôo - Estas revisões visam verificar as condições de conservação e segurança da estrutura da aeronave, sistemas de motopropulsor, sistema de comandos de vôo, combustível, hidráulico, elétrico, eletrônico e diversos outros. Durante estas revisões são substituídos os filtros dos diversos sistemas, óleo dos motores de acordo com os limites determinados pelo fabricante, lubrificação dos sistemas de acordo com as cartas de lubrificação dos manuais, verificações de folgas em diversos componentes, revisões - quando requeridas - em componentes controlados, verificação e cumprimento dos boletins de serviço, diretrizes de aeronavegabilidade pertinentes à aeronave e seus sistemas, bem como todas as outras verificações que venham a garantir a aeronavegabilidade e segurança de vôo.

b) Inspeção Anual de Manutenção – IAM - É uma inspeção periódica realizada na aeronave a cada 12 (doze) meses que visa verificar o cumprimento das revisões previstas pelo fabricante da aeronave e dos seus componentes, bem como o cumprimento das exigências contidas nos RBHA's (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica), emitidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e o cumprimento dos boletins e diretrizes pertinentes à aeronave, emitidos pelo fabricante e autoridades aeronáuticas brasileiras e americanas.

c) Vistoria Técnica Especial – VTE – É uma vistoria realizada pela ANAC a cada seis anos, e visa a verificação do cumprimento de todas as exigências previstas nos manuais de manutenção do fabricante da aeronave e dos seus sistemas, bem como as exigências das autoridades aeronáuticas contidas nos seus diversos regulamentos e instruções, atestando assim a condição aeronavegável da aeronave.






 
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